top of page

Religião e Religiosidade Popular: matriz afro-brasileira e ameríndia, catolicismo e pentecostalismo

 

A mudança de paradigma das Ciências Sociais passa a valorizar o potencial heurístico da dimensão cultural na dinâmica social, contexto em que vêm se destacando os estudos sobre religião na sociedade contemporânea. No caso do Brasil, considerando a forte influência para cá trazida como resultado da diáspora africana, busca-se lançar luz sobre aspectos como: novo referenciamento identitário, modos de vida, visões de mundo, influência projetada sobre as religiões, intolerância e fricções inter-religiosas, trânsito religioso, implicações político-eleitorais, práticas curativas religiosas como atividades complementares da medicina oficial, entre tantas outras possibilidades de pesquisas.

Por sua vez, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde – GEPERCS, organizado e contando com representantes em todos os campi da UNEB localizados no Alto Sertão da Bahia, vem, ao longo de sua existência, desenvolvendo pesquisas sobre o fenômeno religioso, cujos resultados foram publicados em quatro livros. Paralelamente, também foram realizados cinco eventos científicos para apresentação de trabalhos novos, contando com a participação de investigadores científicos nacionais, procedentes de Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Vitória da Conquista, além de estrangeiros, estes vindos de Havana e Coimbra.

No que diz respeito à região Sudoeste, o GEPERCS vem atuando seja no campo do catolicismo popular, com a pesquisa sobre a romaria ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, que resultou na conquista do título de doutora em Ciências da Religião, na PUC de Goiás, à sua autora, a Profª. Drª. Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, líder do Grupo, do campus de Guanambi, seja no terreno do candomblé, com os Prof. Mestre Paulo César de Brito, do campus de Bom Jesus da Lapa, e o Prof. Dr. Paulo Cezar Borges Martins, vice-líder do Grupo, do campus de Brumado.

bottom of page