top of page

A realização nos anos de 2012, 2013 e 2014 do I, II e III Seminário Leituras de África foram bastante representativos para o Departamento VI – Caetité. Os desdobramentos dos eventos podem ser percebidos com a criação de grupos de estudos sobre a temática, projetos de pesquisas discentes e docentes, entre outras iniciativas. 

 

Atualmente, mais que simplesmente um encontro anual, o Leituras de África se converteu em um coletivo que agrega quatro grupos de pesquisa (CNPQ); o Coletivo de Agbara Dudú; Servidores, Professores e Alunos de todos os cursos do Campus VI. Além de vir construíndo parcerias com docentes e pesquisadores de outros Campi, outras instituições e com a própria comunidade do entorno do DCH VI (remanescentes de quilombo, terreiros de candomblé, grupos de capoeira, hip hop, entre outros). 

 

Já na sua quarta edição, o encontro tem se tornado um evento que busca agregar múltiplos olhares dentro do ensino, pesquisa e extensão sobre Áfricas, legados africanos, territórios negros, ações afirmativas e inserção do Campus VI da UNEB nestas discussões.

 

Dessa forma, a realização do IV Leituras de África: Educação e Diversidade Étnico-Racial, entre os dias 29 e 03 de dezembro de 2016, pretende contribuir para a formação docente (inicial e continuada) ao proporcionar uma programação condizente com a demanda da região. Além das tradicionais mesas de debates que oferecem visibilidade as pesquisas e as políticas públicas sobre a temática, o evento terá espaço para comunicação de jovens pesquisadores e professores da rede básica de estudos e experiências em sala de aula; exposições fotograficas e arqueologicas; oficinas formativas direcionadas aos professores e alunos da graduação. Na especificidade do ano, será realizado o "I Leiturinhas", versão infantil do já consagrado evento Leituras de África, idealizado na expectativa de atender as necessidades de discursões das temáticas junto ao público infanto-juvenil.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Bem vindo

bottom of page